26 de ago de 2012

Óleo de Rícino (Oil Castor)

Óleo Rícino - Oil Castor

Óleo de rícino possui propriedades antiinflamatórias, antibacterianos e antifúngicos. Atua como um umectante, ajudando a manter os níveis de umidade. Um dos principais benefícios do óleo de mamona, porém, é sua capacidade de ajudar crescer e engrossar o cabelo. 

O óleo de mamona é bem conhecido por sua utilização como laxante, purgativo e para cuidados com a pele (frieiras, hidratar cutículas, acne e queimaduras de sol, furúnculos, pele inflamada, manchascura fissuras nos tornozelos e pés, pode ser usado para rugas ao redor dos olhos). É usado como tratamento para dores musculares, infecções e inflamações. Esse óleo também é usado como um agente de cura natural com propriedades de limpeza e purificação, quando tomado internamente.



Você sabia ...
  • Que as propriedades germicidas, insecticidas e fungicidas do óleo de rícino protegem o couro cabeludo e o cabelo de infecções microbianas e fungicidas que causam a perda de cabelo?
  • Que o óleo de rícino dá ao cabelo um brilho saudável?
  • Que o óleo de rícino é facilmente absorvido pelo couro cabeludo?


Alguns benefícios do óleo de mamona:
  1. É um excelente emoliente e umectante para pele e cabelo.
  2. É um tratamento para a perda de cabelo.**
  3. Impede que o couro cabeludo fique seco. O couro cabeludo seco é uma das muitas razões por trás da perda de cabelo e problemas capilares.
  4. Excelente para a saúde do cabelo e couro cabeludo.
  5. Mantem o cabelo bem hidratado, evita que o couro cabeludo se torne seco.
  6. A aplicação regular de óleo de mamona no couro cabeludo e nas raízes vão fazer do cabelo seco, um cabelo macio e brilhante dentro de alguns meses. 
  7. Como umectante ajuda a manter o nível de umidade do cabelo e do couro cabeludo.
**minha mãe quando criança, teve queda de cabelo e ficou completamente careca. Minha avó, aplicava óleo de rícino duas vezes por semana no couro cabeludo da minha mãe. O resultado foi excelente!


Caspa


Quando você aplica óleo de rícino em seu couro cabeludo ela limpa o couro cabeludo completamente sem deixar qualquer vestígio de descamação. Ele remove a sujeira que obstrui os poros que, muitas vezes se torna a razão por trás da caspa e queda de cabelo. A caspa é também causada por produção de sebo em demasia, o que pode ser facilmente controlada pela propriedade antibacteriana do óleo de rícino.


Infecções do couro cabeludo

As propriedades de cura do óleo de rícino pode ser utilizado para curar infecções do couro cabeludo e outros efeitos colaterais causada devido a diversos tratamentos químicos. Este óleo vai impedir que o cabelo se torne quebradiço e irá promover um crescimento saudável. 


Como usar óleo de mamona

Nos cílios, aplique um pouco de óleo sobre a base dos cílios, todas as noites antes de dormir e terá cílios mais grossos e mais cheios em algum tempo. 

Nas sobrancelhas, aplique um pouco de óleo sobre a sobrancelha rala para nascimento de novos fios.
Se o rímel ressecou, coloque gotinhas de óleo de rícino dentro do tubinho para dissolver o rímel. Você também pode utilizar um tubinho de rímel vazio e lavado para colocar óleo de rícino e usar à noite para passar nos cílios e nas sobrancelhas. 
No couro cabeludo, use como óleo de massagem, com a ponta dos dedos, aplique o óleo na raiz e no couro cabeludo. Depois de aplicar o óleo, cubra seu cabelo com uma touca, por 1 hora. Também pode fazer essa massagem à noite e lavar o cabelo no dia seguinte. Faça isso uma vez por semana durante dois a três meses para ver o resultado.

No condicionador, xampu, leave in ou máscara, adicionar um pouco do óleo no condicionador para aumentar o poder de hidratação. Comece com uma pequena quantidade.

Com outros óleos, pode misturá-lo com outros óleos (semente de uva, azeite de oliva, óleo de amêndoas) por causa de sua consistência super grossa e para amenizar o cheiro.

Com o creme yamasterol, e torná-lo mais leve, fácil de espalhar e aplicar nos cabelos secos ou molhados mecha por mecha, sempre enluvando, deixar na touca plástica por 1 hora. Depois basta lavar os fios com um xampu suave para remover o óleo de rícino.



Encontrei em blogs na net o "Castor Oil Challenge", isto é "O Desafio do Óleo de Rícino". O desafio consiste em usar o óleo de rícino por um período de três meses consecutivos e ir anotando e fotografando o resultado. Muitas americanas estão participando desse desafio, tem fotos nos blogs e fóruns.


Estou estou usando, mas confesso que não gosto do cheiro, ... argh! Não diluí com outro óleo, coloquei em um frasco (foto ao lado)  com bico aplicador e vou passando no couro cabeludo e logo massageando com as pontas dos dedos. No momento, estou usando uma vez por semana na raiz e couro cabeludo. Uso à noite, coloco uma sacolinha plástica na cabeça (kkk), deixo por aproximadamente 1 hora, retiro a sacolinha e ponho uma touca no cabelo, pela manhã, retiro normalmente. Esse óleo é o queridinho dos cachos! 



O óleo de rícino deve ser comprado em fármacias.


Veja também: óleo de linhaça, óleo de macadâmia, óleo de coco, azeite de dendê e azeite de oliva.

Desejo a todos uma semana abençoada!




Fonte de pesquisa
  1. http://www.howtomakeyourhairgrowfast.net/how-does-castor-oil-help-hair-growth.html
  2. http://trancanago.blogspot.com.br/2010/05/oleo-da-mamona.html
  3. http://www.lifestyles.com.br/index.htm/2010/06/beneficios-do-oleo-de-ricino/
  4. http://curapelanatureza.blogspot.com.br/2011/09/beneficios-do-oleo-de-ricino.html